JESUS AMA VOCÊ E TEM UM PLANO ESPECIAL EM SUA VIDA!
SOU CHAMADO PARA SERVIR


A maior honra que podemos ter, é servir ao Senhor. O serviço está ligado a uma atitude prática da vida cristã.

Servo = Escravo

Servo não é um título que se ganha, mas sim um estilo de vida de entrega total como Jesus ensinou (Mt 20:28).
Temos que sentir em nosso coração uma urgência em relação ao mundo sobre as notícias da salvação que há em Cristo Jesus, para então, levarmos as boas novas para aqueles que ainda não o conhecem. Nossa oração deve ser: "Senhor, usa-me para tua glória e para edificação do teu reino". Esse desejo deve nos "consumir" todos os dias. Deve ser o clamor do nosso coração.
Algo que precisamos saber é que, em diferentes proporções, Deus chamou a TODAS as pessoas para o serviço em sua obra. No entanto, muitas vezes a nossa falta de conhecimento e limitação pessoal faz que nos sintamos impossibilitados de nos envolvermos na obra do Senhor.
Deus quer nos usar! Vamos nos colocar à sua disposição para que Ele nos use nesses dias! Estamos dispostos à servir ao Senhor na sua obra?
Observermos agora, três classes de serviço:

1. SERVIÇO POR AMOR

Quando sentimos o amor de Deus em relação a nós, a nossa resposta natural é: "Senhor, te servirei". Está resposta acontece quando uma pessoa recebe amor incondicional, e seu desejo é retribuir à quem lhe mostrou este amor. Existe uma frase que expressa esta atitude da seguinte maneira: "É possível dar sem amar, mas é impossível amar sem dar".
A principal razão pela qual desejamos servir ao Senhor se resume nesta frase: "Queremos serví-lo porque o amamos". Em II Coríntios 5:14, Paulo diz: "O amor de Cristo nos constrange". Paulo disse que se sentia obrigado, forçado, a contar as boas novas de Jesus por causa do amor que ele tinha recebido do Senhor. Em Romanos 1:14, Paulo diz: "Sou devedor". Ele se via como um devedor de amor.
Ele reconhecia que tudo que Deus havia feito por nós através de Jesus era por amor (João 3:16).
Quando sentimos o amor de Deus sendo derramado na nossa vida, o nosso desejo natural é dar a ele alguma coisa em troca. Porém, reconhecemos que tudo o que podemos dar é pouco em relação ao que ele nos deu, entretanto devemos oferecer o melhor de nós. O que de melhor poderíamos oferecer à Deus?
Nossa vida, nossos talentos, nosso tempo, nossas energias e capacidades.
"Senhor, em que posso te servir?". Esse deve ser o clamor do nosso coração. As pessoas que nunca fizeram esta pergunta, obviamente precisam ter uma experiência mais profunda com Deus, ou então quem sabe, esteja faltando o "fogo do amor" em seu coração. Toda pessoa quando está apaixonada se preocupa em saber qual é a melhor maneira se servir o seu amado, assim deve ser a nossa atitude para com Deus.

No livro de Êxodo 21, fala sobre as leis em relação aos servos. Nos versículos 5 e 6, falam do servo que depois de servir o seu senhor por seis anos e no sétimo obter a liberdade, decide ficar definitivamente com o seu senhor porque o amava, não por compromisso, nem por melhor pagamento, mas sim por amor ao seu senhor.
Ele não queria viver em outra casa, e nem servir a outro senhor. A partir de então, era feito uma marca em sua orelha (do servo) que o identificava como um escravo por amor perante todos. Com certeza, este escravo era grato com o tratamento que recebia do seu senhor. No sentido mais literal, ele daria a própria vida pelo seu senhor. Era um escravo por amor.

Esta deveria ser a nossa resposta em relação ao nosso Senhor amoroso, bondoso e misericordioso! Ele entregou seu filho para morrer por nós, derramando seu sangue, perdoando nossos pecados, dando-nos salvação eterna e vida abundante. Também nos trouxe cura e libertação dando-nos forças renovadas para seguirmos adiante. A pergunta que deveríamos fazer é esta:
"Como não servir a Deus?. É impossível! Tenho que serví-lo! Seu amor me constrange, me força a serví-lo, e faço por amor".
Então o que poderíamos renunciar para servir a Deus? Nossos gostos pessoais, nosso lugar cômodo, nossas horas de sono, nossos passeios, horas de lazer e outras coisas que não são nossas obrigações diárias (não podemos confundir atividades - passeios, jogos, etc., com nossas obrigações diárias - trabalho, escola, etc.)
2. SERVIÇO POR PRIVILÉGIO
É um privilégio poder servir a Deus! Ele quer ter um relacionamento íntimo conosco, mostrar seus planos e projetos, e usar a nossa vida.Que privilégio!
Existem muitas pessoas que estão sentadas nos bancos das igrejas perguntando a si mesmas se foram chamadas para servir ou não. TODOS nós devemos nos envolver neste serviço. TODOS nós fomos chamados para servir!
Temos o privilégio de servir a Deus no ministério de música e de termos recebido dEle este dom. Não merecemos ocupar este lugar, mas Deus está nos dando a oportunidade de serví-lo (II Tm. 1: 9). Portanto, não devemos desperdiçar, mas sim nos dedicarmos da melhor maneira possível dando o melhor de nós.

3. SERVIÇO COM RESPONSABILIDADE
Temos uma grande responsabilidade em nossas mãos. Deus nos chama para sermos restauradores de brechas (Is. 58: 6-12). É o nosso principal desafio!
Em II Crônicas 29:11, diz que não devemos ser negligentes com as coisas que Deus tem deixado em nossa responsabilidade.
Deus tem um projeto. Qual é este projeto? Salvar o mundo ( Jo 3:16). Portanto, o nosso compromisso, e a nossa responsabilidade deve ser: alcançar aqueles que não conhecem a Jesus.
Deus tem confiado a nós esta responsabilidade, então, devemos nos preparar para realizarmos com excelência a obra de Deus.
É importante saber que os dons que recebemos não são para nós, mas sim para as pessoas (I Pe. 4:10), serve para abençoarmos as pessoas.

REFLEXÃO
1- Temos servido por amor?
2- Qual tem sido o nosso nível de entrega neste serviço?
3- Quando Deus derrama o seu amor sobre nós, naturalmente queremos retribuir da melhor forma possível. Será que temos oferecido o melhor de nós? Nossa vida? Nosso tempo? Nosso serviço a Deus?
4- Temos valorizado os dons e talentos que Ele nos deu?
5- Será que temos consciência de que somos muito privilegiados em servir ao Senhor?
6- O que tem sido prioridade para nós nestes dias: as nossas atividades, ou o nosso serviço a Deus?
7- Temos renunciado coisas da nossa vida para servir a Deus?
8- Temos tido o sentimento de compaixão em relação aqueles que não conhecem Jesus?

Ronaldo Bezerra - Líder do Ministério de Música da Comunidade da Graça - Sede
PARA CASAIS

Deus, ao criar o homem e a mulher, os fez no intuito de completá-los mutuamente. O homem quando viu a mulher pela primeira vez disse: “afinal essa é osso dos meus ossos e carne da minha carne”.
Essa expressão AFINAL, sugere que nela estava a resposta para os mais profundos desejos, de sua personalidade, do seu ser.
De modo geral existe necessidades no homem, que somente a mulher pode completar e vice – versa.

Linhas de comunicação
Em uma pesquisa entre conselheiros matrimoniais, houve uma conclusão que nos casais felizes, os cônjuges:
1- comunicavam mais um com o outro.
2- Tinha uma variedade de assuntos para compartilhar.
3- Mostravam se sensíveis aos sentimentos do companheiro.
4- Lutavam para deixar as linhas de comunicação abertas.

O CORAÇÃO DO CASAMENTO ESTÁ NA COMUNICAÇÃO.
O TERMÔMETRO DO CASAMENTO ESTÁ NA COMUNICAÇÃO.

Falar, ouvir e entender, isso é comunicação no casamento.

Pv 8:21- “A morte e a vida estão no poder da língua”.
A proposta é que você decida manter os canais de comunicação sempre abertos. Se assim agir você estará garantindo ventilação dentro do seu casamento e de suas relações.

•NÃO PERMITA QUE ASSUNTOS POLÊMICOS VENHAM A SE TORNAR SÉRIOS CONFLITOS. PROCURE DISCUTI-LOS, MAS COM EDUCAÇÃO.
Discutir assuntos polêmicos a altas horas da noite terá grandes discurssões e desentendimentos.
Duas pessoas cansadas e sobrecarregadas não serão bons comunicadores e ouvintes. Espere o momento ideal.

Não deixes que temperamentos agressivos bloqueiem os canais de comunicação. Muitas vezes o marido é o grande culpado pelo nível de comunicação dentro do lar. (Existem maridos viciados em trabalho,).

Outros maridos não se interessam na conversa de sua mulher. Acham muitos chatos. Principalmente quando ela não trabalha fora. Só que esse tipo de marido esquece que o trabalho mais cansativo e fastidioso é o trabalho doméstico.

PSICOLOGICAMENTE, A MULHER ALIVIA SUAS TENSÕES EMOCIONAIS FALANDO, FALANDO E FALANDO...
Feliz da mulher que possui um marido capaz de entender isso e pode lhe oferecer parte de seu tempo para alivia-la.

VARIAS MANEIRAS NA COMUNICAÇÃO
Comunicação verbal- ultilizamos nossos recursos verbais para transmitir nossos pensamentos, idéias e sentimentos etc...
1-Mensagem- é aquilo que desejamos transmitir para o outro. Antes de comunicar a mensagem precisamos entende-la primeiro. Muitas vezes temos um sentimento mal definida e achamos que isso é uma mensagem.
2- Canal transmissor- É o meio pelo qual a mensagem vai ser transmitida. ( você é o canal transmissor), observeseu estado emocional,antes de comunicar. Uma pessoa comalto grau de desconforto emocional, vai plantar vento e vai colher tempestade.
3- Canal receptor- é o outro. Aquele que vai receber amensagem.

COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL- quando utilizamos nosso corpo para transmitir uma mensagem ( a expressão dos olhos, o franzir a testa, as sobrancelhas etc..

COMUNICAÇÃO DE QUALIDADE- quando utilizamos palavras com tal qualidade que conseguimos transmitir o que queremos dizer e o outro entenda perfeitamente.

COMUNICAÇÃO COM INTENSIDADE- é a comunicação na qual eu utilizo o toque físico. (a maior expressão da comunicação com intensidade é o ato sexual.

SABER OUVIR- é uma arte que não nos foi ensinado. Atropelamos os outros na ânsia de falar. Quantos consultórios de psicólogos e psiquiatras estão cheios, e quantos milhões de dólares são gastos só para termos alguém que nos escute. ( na multidão de palavras não há falta de transgressão).

ALGUNS PRINCIPIOS PARA SE OUVIR COM QUALIDADE:
1- prestarmos atenção naquilo que está sendo dito
2- tentarmos entender o que está sendo dito.
3- Durante a fala do seu parceiro não planeje respostas ou argumentação ao que ele está dizendo, isso demonstra falta de educação em ouvir.

NECESSIDADES BÁSICAS DEVEM SER SATISFEITAS
As necessidades básicas da mulher são de aceitação, segurança, cuidado, sensibilidade.
As do homem são realização, reconhecimento, senso de importância
O que nós, os homens, precisamos a cada manhã é daquelas palavras encorajadoras que nos façam ferver por dentro de ânimo.

QUANDO NOS PROCULPAMOS MAIS EMRECEBER DO QUE DAR NO CASAMENTO, CERTAMENTE NOSDEFRONTAREMOS COM UMA GRANDE CRISE. NO CASAMENTO NÃO PODE EXISTIR O EGOISMO E SEM O ALTRUISMO.

A definição da palavra cônjuge é: aquele que carrega o jugo um do outro.

wesleypastor@hotmail.com
VASO DE HONRA - (Jeremias-18)

“Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do SENHOR: "Vá à casa do oleiro, e ali você ouvirá a minha mensagem". Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda. Mas o vaso de barro que ele estava formando estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade.”
“Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu.” - Ec. 3:1
Introdução:
Um provérbio popular diz: “O apressado come, cru, quente e ainda passa mal.”
Todos os dias ouço meus filhos dizendo: “Quando eu crescer...” eles desejam ficar velhos rápidos somente até os 18 anos de idade. Depois vão passar a vida inteira escondendo a idade... E assim caminha a humanidade.
Somos da geração do instantâneo e queremos tudo rápido. O.k. Algumas coisas são possível, como comprar, pagar, receber, comer, etc... Todavia no que diz respeito à vida, caráter, ministério, vocação, isto precisa ser feito através de um processo, porque demanda FORMAÇÃO.
Quero falar sobre a construção de um vaso, de um vaso de bênçãos, capaz de conter a unção de Deus e retê-la, a fim de abençoar a vida de muitos outros, derramando sobre eles daquilo que se está cheio da parte de Deus.
O mesmo processo que Deus mostrou ao profeta Jeremias, conforme lemos aqui em seu livro, no cap. 18.
Amados, o Senhor nosso Deus, tem um jeito todo especial para moldar o caráter de cada um dos Seus servos.
E o profeta Jeremias, desceu à casa do oleiro, para observar justamente isto: como o barro é trabalhado... e então, ele compreendeu esse processo – Jeremias viu o barro ser modelado e tomar a forma de vaso!
E ao final de tudo, Jeremias entendeu que todo esse processo de moldar o barro, é também necessário para a formação do caráter de um servo de Deus.
Mas esse processo de moldar o barro não é tão simples... talvez tenha sido especialmente por isso, que Deus mandou Jeremias ir a olaria, à casa do oleiro.
Precisamos entender logo que esse barro passou por alguns estágios, por algumas fases que possibilitava ser moldado até ser um objeto utilitário ao homem.
- Para entender bem os processos de Deus em sua vida...
1- TENHA CERTEZA QUE VOCÊ ESTÁ OUVINDO A VOZ CORRETA. v. 1
“Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do SENHOR...”
Se não vier de Deus, vai dar errado. Jeremias tinha certeza que veio da parte de Deus.
Cuidado com a voz do seu coração, do seu ego, da sua mente, da lógica, da matemática, da cultura, da religião, da tradição, das amizades. Tenha certeza se realmente vem de Deus, através de alguém...
Saiba ouvir, discernir, entender, se realmente vem de Deus. Isto é o mais importante logo no começo de qualquer situação ou processo.
- PRIMEIRA ETAPA DO PROCESSO É: OUVIR.
2. ESTEJA PRONTO A FAZER O QUE TEM QUE SER FEITO: v. 2
"Vá à casa do oleiro, e ali você ouvirá a minha mensagem".
Eu consegui a informação de que existem cerca de duzentos tipos de barros conhecidos,
entretanto, apenas oito tipos de barro servem para a fabricação de vasos.
Existe muito tipo de gente no mundo, mas nem todos pagam o preço para fazer a vontade de Deus.
Deus escolhe o barro que quer usar!
Sabe o que isso significa? ...significa que se você foi escolhido por Deus para ser filho dEle, servo dEle, então isto revela que você é feito de um barro especial, próprio para ser moldado e trabalhado.
Pergunte para seu irmão: Você foi feito de que tipo de barro? Bom ou ruim?
Na Bíblia vemos que Paulo gostava de mencionar isto nas cartas que escrevia:
Ef 1.11: “...Deus nos escolheu para sermos o seu povo, por meio da nossa união com Cristo”.
Cl 3.12: “Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele”.
E o apóstolo Pedro também, escreveu: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus...” 1 Pe. 2.9.
Faça o que tem que ser feito.
- SEGUNDA ETAPA DO PROCESSO É: OBEDECER.
3. SEJA HUMILDE EM APRENDER. v. 3.
“Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda”.
É uma fase difícil, a fase do curtimento. Trabalham, juntos aqui TEMPO & PACIÊNCIA.
Nesta fase vemos algo que achamos que está bom, mas o oleiro entende que não está e faz tudo novamente.
Quanto maior curtimento, maior liga... e quanto maior o vaso, maior o tempo necessário de curtimento.
A lição agora, é que: Quanto maior a Obra que Deus quer que você realize, maior será o tempo que você deverá estar só, meditando, olhando e avaliando a sua vida diante de Deus.
O curtimento do barro é como aquela época em que Deus está pronto a falar e ouvir a todos os Seus filhos, menos a você.
É quando você fica como Jacó em Peniel, lutando, buscando e clamando: “Senhor, não te deixarei ir, se me não abençoares” - Gn 32.26.
Você está vendo uma situação. Aprenda!!!
- TERCEIRA ETAPA DO PROCESSO É: APRENDIZADO.
4. PREPARE-SE PARA ENFRENTAR AS DECEPÇÕES. v. 4
“Mas o vaso de barro que ele estava formando estragou-se em suas mãos.”
Esta fase é muito difícil. Geralmente é dolorida, porque enfrentamos PERDAS.
Estava formado, mas ESTRAGOU!!!
Aqui começa tudo novamente. Isto é muito pessoal. Tem pessoas que não crescem porque Deus vive tendo que refazer novamente a cada dia.
Quando pecamos e transgredimos a vontade de Deus, é justamente isto que acontece, não é que não tem mais jeito, a questão é tudo volta a “estaca zero”, volta à prancheta de desenhos. Tem jeito, mas leva tempo...
Crédito não se compra... Conquista-se com o tempo. Quando alguém te pede perdão por um erro, como crente você precisa perdoar imediatamente, todavia leva tempo para acumular os crédito novamente não é mesmo?
Pense bem antes de pecar... Nesta etapa você já está FORMADO.
- QUARTA ETAPA DO PROCESSO É: CRESCIMENTO.
5. ESTEJA PRONTO PARA SER USADO. v. 4b.
“...e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade.”
Chegamos a 5ª. Fase deste processo, que não existe prazo ou tempo para acontecer. Em algumas pessoas é mais lento em outras mais rápido.
Depois daqui, um VASO NOVO pronto para ser usado por Deus. Até chegar aqui leva tempo, são etapas, que Deus vai trabalhando em nossas vidas.
Você não é fruto de produção em série, Deus formou cada um de nós e portanto ele tem uma forma de trabalhar em cada um nós.
CONCLUSÃO:
“NÃO QUEIME ETAPAS NOS PROCESSO DE DEUS EM SUA VIDA”