JESUS AMA VOCÊ E TEM UM PLANO ESPECIAL EM SUA VIDA!

RESPONSABILIDADES DE DAVÍ
I SM 17
E é sobre isto que eu gostaria de mostrar a você, sobre essa capacidade que tem faltado em muitos dos verdadeiros “servos de Deus”, e o que seria isso?
1) RESPONSABILIDADE COM O REBANHO
Podemos dizer que Davi teve no decorrer da sua vida muitos momentos traumáticos, que se iniciaram quando Deus resolve ungir a Davi como rei de Israel. Imagine você essa cena, Davi entra em sua casa e se encontra com Samuel a autoridade mais respeitada em Israel, que sem dizer palavra alguma derrama azeite em Davi e o declara rei de Israel. Então Davi começa a sentir o peso da responsabilidade; primeiro porque humanamente não era possível isso acontecer porque para que ele chegasse a ser rei tinha que estar na linhagem de um rei, segundo porque para que ele chegasse a ser rei sem estar na família real, Saul teria que renunciar, que isso humanamente também era impossível, mas tudo isso era o processo de ingresso de Davi na gloriosa escola de Deus.
2) DAVI TEVE RESPONSABILIDADE EM OBEDECER A SEU PAI
Davi é incumbido a levar suprimento aos seus irmãos, em plena guerra então Davi é confrontado por seu irmão mais velho.Todo crente verdadeiro tem que saber que quando Deus nos coloca no lugar; Ele criará a oportunidade de cumprir os planos dele, e sempre se levantará oposições.
Veja que coisa interessante, em uma situação onde Israel estava totalmente vencida, aparece Davi e faz aquilo que Saul deveria ter feito, lutar contra Golias, então Davi faz sua primeira função como rei, lutar pelo povo.
Saul sempre fugiu da vontade de Deus, quando Deus incumbe a Saul de uma missão, ele simplesmente faz aquilo que lhe parecia melhor. Depois que Saul desobedeceu à vontade de Deus ele foi se encontrar com Samuel, e no caminho Saul passa pela árvore onde anteriormente Débora julgava, e foi lá que ela fez fugir a todo um exército, agora quando Saul passou por essa árvore ele não meditou que Baraque disse a Débora que somente ia sair para guerra se ela fosse com ele, porque ela era a segurança que Deus estaria com eles. Se Saul tivesse meditado nisso, ele saberia que Deus estaria com ele no dia que Golias apareceu.
Temos que aprender que demonstramos que não cremos em Deus quando ele nos diz algo e não fazemos. Este era o problema de Saul, ele queria acrescentar a vontade de Deus a sua própria vontade.
3) RESPONSABILIDADE EM ENTENDER A VONTADE DE DEUS
A diferença de Davi e Saul era que Saul havia sido ungido como príncipe de Israel, Davi foi ungido como rei.
Veja a situação:
Golias tinha mais de 3 metros de altura por isso Saul tentava fazer Davi enxergar que á vontade de Deus não era a perfeita para ele, e que ele não poderia vencer a Golias.
Então Davi se declara ao rei com essas palavras “seu servo e pastor” ele não tinha noção que essas palavras seriam a base para seu reinado
É interessante notar que a maior virtude de Golias (sua altura) se tornou sua maior debilidade. O escudeiro de Golias não podia alcançar e nem saltar tão alto para protegê-lo da pedra.
Um crente verdadeiro sabe que sempre que Deus entrega algo em suas mãos, precisa realizar com responsabilidades. O próprio Deus vai garantir a vitória.
Davi teve que aprender que Deus não queria que ele se apaixonasse pelo seu chamado e nem pelo seu ministério e sim pelas pessoas. Nosso ministério são as pessoas. Nenhum ministério ou chamado tem razão de ser se não pelas pessoas.
Precisamos entender que se Deus necessitar de uma boa música ou uma excelente adoração ele tem lindos Serafins que foram criados para isso, a essência da adoração a Deus não é somente Deus, mais também capturar ao povo e levá-lo a Deus.
Simplesmente ele podia ter voltado pra sua casa, porque pela lógica Golias não era seu problema, porque nem treinado para guerra ele estava.
Nós muitas vezes usamos nossas frustrações como nosso escudo para não cumprir com os propósitos de Deus. Mas se Davi não tivesse entendido que no meio das nossas frustrações, e do caos, Deus cria situações para nos abençoar talvez ele nunca chegaria a ser rei.
Como um adorador Davi entendeu a carga que Deus estava dando pelo povo, Deus não nos dá um cargo, Deus nos dá uma carga. Ser rei, adorador, ou ter um chamado não é um privilégio, é uma responsabilidade,
Aquele que ama as pessoas tem autoridade, o que não ama não tem autoridade. A autoridade de Jesus veio de andar com as pessoas, a autoridade de Davi veio de ter em todo o seu ministério carga pelas pessoas, e não de gritar e nem de forçar algo, como adoradores vamos ter autoridade sobre as pessoas, a partir do momento que tivermos compaixão por elas.
nos traz a consciência que nascemos para abençoar a outras vidas, e tudo o que Deus nos dá é para abençoar as pessoas, todos os dons e talentos são nossas ferramentas para levar as pessoas até a Deus. É com essa capacidade que conseguiremos chegar ao coração de Deus, não impressionamos a Deus com nossos talentos e sim com as nossas atitudes, quando começarmos usar nossa música, nossos talentos e a nossa vida para abençoarmos as pessoas, colocaremos a Deus no lugar que Ele merece, um lugar de honra, porque entenderemos que o mais importante não sou eu, nem o que eu quero, mais o que Deus quer, e o que as pessoas necessitam.

E-mail: wesleypastor@hotmail.com