JESUS AMA VOCÊ E TEM UM PLANO ESPECIAL EM SUA VIDA!
A CRIADA NA CASA DE NAAMÃ



Introdução: O exemplo de testemunho da serva de Naamã é inspirador e exemplar. Ela faz parte do grupo de pessoas com brilho espiritual que fizeram história a favor do reino de Deus. Abnegada e altruísta, entregou a mensagem saradora ao seu senhorio. O fato está narrado em II Reis 5. 1-19.

1 – A VIDA DE ESCRAVA NÃO APAGOU SEU AMOR PELO PRÓXIMO. O estilo de vida de uma judia era diferente de costumes siros, mas ela se “adaptou”. O que era para ser fonte de frustração e revolta tornou-se oportunidade imensurável de servir bem. Ela amava seus patrões, mesmo sendo estrangeiros. Não estava pensando em seu bem-estar, mas no de seu próximo. Que maravilhoso! At 1. 8.

2 – SEU MODO DE VIVER CONQUISTOU A CREDIBILIDADE DE SEUS SENHORES. Sabemos como as pessoas de nações diferentes são desconfiadas de seus funcionários. Custa o crédito vir à tona. O general empreender a longa viagem baseado nas palavras de uma adolescente para ser curado de lepra atesta a confiança que se tinha em sua serva. Ela vivia com honestidade, com respeito. Mt 5. 16.

3 – ELA CONHECIA O ENDEREÇO DA BÊNÇÃO E ACREDITAVA NISSO. A distância de sua pátria não a fez esquecer o Poderoso Deus de Israel e nem de seus profetas. Ela não tinha dom de operar os milagres, mas sabia quem o tinha. Certamente as histórias dos hebreus cheias de operações poderosas do Senhor estavam guardadas em seu coração. Ela não titubeou. Pv 25. 25.

4 – A SABEDORIA DE SUA DISCRIÇÃO É DIGNA DE NOTA. O alarde tem sido a tônica de muitos que se apresentam como solução para todos os enigmas de dor do ser humano. Isso tem gerado suspeita e mal-estar entre os filhos de Deus, a igreja. Têm sido mostrados mais os fatos “portentosos” operados do que o Senhor que opera os milagres. A serva de Naamã falou sobre o que viria a suceder se o General cresse. Ela fez tal revelação à sua senhora. Rm 10. 17.

5 – O GENERAL FOI RESTAURADO DE SUA LEPRA. Embora não tenha sido recebido “condignamente”, o leproso recebeu as orientações de como proceder para ser radicalmente restaurado da lepra. Embora questionando a “receita”, foi estimulado por sua assessoria a atender o que mandou o profeta Elizeu. Seus sete mergulhos no Jordão devolveram-lhe a saúde e o prazer de viver. Lc 4. 27.

6 – NADA SE SABE SOBRE O QUE A ESCRAVA OUVIU DEPOIS DISSO. Se ela foi recompensada ou premiada não se sabe. A Bíblia não narra o “desfecho” da história da escrava abnegada. Seu nome foi conservado no anonimato. Ela não usou tal fato para se tornar uma celebridade. Deus a recompensará no último dia. Ela deixou a página de sua história para os servos de Deus de todos os tempos. I Co 15. 58.
Conclusão: Há um contraste entre a serva de Naamã e as beldades sacerdotais famintas de glórias humanas; ela, na vida simples e serviçal de serva fiel a Deus, na hora certa, fez valer seu testemunho para glorificar a Deus e bem-servir ao próximo. Imitemo-la sempre!